Segmento

Veja também

Artigo

Casinha na árvore - Ferramenta para educação infantil

24 de abril de 2009

 


Aquelas empresas engajadas no ensino da Sustentabilidade para crianças já possuem uma ferramenta especial de trabalho. Trata-se do Casinha na Árvore, um estúdio de criação que tem como foco criar projetos relacionados à sustentabilidade e educação ambiental infantil.

 

O site conta com atividades lúdicas e educativas, histórias, animações, projetos editoriais sempre pensando em uma forma divertida de levar temas como redução de lixo, reciclagem, consumo consciente e preservação da natureza para esse público.

 

O endereço apresenta ainda um blog, espaço voltado para dicas e sugestões sobre o dia-a-dia da Turma da Árvore, direcionado a adultos e crianças. Acessado pelo próprio site (no menu abaixo ou dentro do mural da turma), o blog mostra, por exemplo, como foi um encontro da Oficina do Toró, atividade de educação informal em que trabalha-se a criatividade e consciência ambiental por meio de brincadeiras, criações com sucata e contação de histórias.

 

Além do Toró, um garotinho descendente de guaranis que adora criar brinquedos e atividades de materiais reutilizados, a Turma da Árvore é composta por um João de Barro correio aposentado, o experiente Seu João que é quem cuida da Turma e entrega mensagens, a Clarinha, única garotinha, muito esperta e toda vaidosa, o Tuca, um menino corajoso e observador da natureza e Moleza, a mascote do grupo, uma dorminhoca bicho preguiça.

 

O projeto gráfico apresentado é belíssimo e as atividades são inovadoras, estimulando a criatividade e a consciência ambiental nos pequenos, sempre de maneira sutil e lúdica. O projeto é da Publicitária Marcela Stump e do Ilustrador Diego Sanchez, que decidiram aliar duas áreas a que são ligados: crianças e natureza, criando um site com uma linguagem bem próxima à da criança, com muita cor, muita ilustração feita à mão e uma turma de personagens com quem os pequenos possam identificar-se, tendo mais vontade de cuidar da natureza à sua volta, praticando pequenos atos em seu dia-a-dia de um jeito divertido.

 

As empresas que queiram entrar em contato e firmar parcerias ou criar novos projetos podem contar com a Casinha na Árvore para desenvolvimento de material gráfico, como cartilhas, revistinhas com atividades e histórias relacionadas ao tema ambiental, criar um mascote ambiental que fale de forma mais fácil e atraente com as crianças, podendo ser aplicado em uma área interativa do seu site com jogos e animações ou ainda em produtos ecológicos.

 

O estúdio desenvolve workshops de educação ambiental, pelo qual as crianças aprendem um pouco sobre consumo consciente, redução de lixo e importância do verde. As ações utilizam os personagens da Turma da Árvore e brincadeiras como plantio de hortas em garrafa pet e oficina de brinquedos,

 

É possível também elaborar áreas em sites, jogos infantis para internet e animações. O espaço ao ar livre na internet, como os criadores chamam o site, é apenas um exemplo dos serviços que podem ser realizados. O projeto leva em consideração o fato de que a criança, mesmo navegando na internet, brincando no computador, deve ser estimulada a brincar em áreas ao ar livre, em interagir com a natureza e também criar e estimular sua imaginação quando está longe da tela.

 


<< Voltar  
 
Eber Bio2